Como utilizar o Whatsapp para promoção de vendas

Se você pudesse instalar apenas um aplicativo no seu celular, qual seria? Segundo um estudo feito pelo Sebrae, o Whatsapp é um dos aplicativos mais queridinhos em todo o mundo e o preferido para mandar mensagens instantâneas. A sua maior vantagem é a velocidade e facilidade de transmissão das mensagens e conteúdos multimídia, que simplesmente “bombam” nos celulares por aí.

Devido à sua praticidade e popularidade cada vez mais crescente, o aplicativo tem conquistado também o mundo dos negócios, tornando-se uma ferramenta poderosa para divulgação de serviços e aproximação do cliente. Pensando nisso, temos algumas dicas para que você faça o melhor uso desta verdadeira ferramenta de relacionamento:

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Imagem: Sebrae

Depois de fazer o download gratuito, instale-o e crie um contato de Whatsapp exclusivo para a sua loja, com nome e imagem do logo como foto de perfil. Disponibilize o número em cartões, flyers, sites e páginas de redes sociais. Devido à sua praticidade e velocidade, o Whatsapp é uma das formas de contato preferidas pelos clientes na hora de contatar serviços, como taxis, cabelereiros, lojas, dentre outros.

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Instrua os vendedores para avisarem os clientes sobre as funções do Whatsapp disponibilizadas, como fazer pedidos, receber avisos sobre promoções e sobre a chegada de produtos novos ou de um produto específico que o cliente queria e não estava disponível. Contudo, o seu uso deve ser administrado com moderação e bom senso. Os avisos de promoções devem ser ocasionais e apenas feitos se o cliente solicitou ou demonstrou interesse. Se usado em excesso, o Whatsapp deixa de ser uma ferramenta para aproximar o cliente da loja e passa a ser um fator de distanciamento.

Mantenha listas de contatos de clientes e leads segmentadas por interesse. Você pode segmentar por numeração de roupas, por exemplo. Uma cliente plus size ficaria extremamente satisfeita em receber uma notificação de que tal roupa que ela tanto queria chegou em seu tamanho.

Não crie grupos. Da família, dos amigos, da academia, da igreja, os grupos de Whatsapp “bombam” nos celulares por aí. Porém, eles não são a melhor alternativa para o seu negócio, devido à inconveniência que possuem de enviar múltiplas mensagens a quem não quer receber. Além disso, eles permitem que uma insatisfação ou reclamação de um cliente repercuta negativamente para os outros.

Ao invés de grupos, a melhor opção para aperfeiçoar o seu trabalho na hora de divulgar seu serviço é criar listas de transmissão. Com esse recurso, você pode enviar uma mesma mensagem a várias pessoas como se fosse individualmente e apenas você recebe a resposta. Se tiver dúvidas de como criar essa lista, acesse o FAQ do Whatsapp clicando aqui.

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Assim, como pessoalmente, o cliente deve ser bem atendido também pelo celular. Prepare seus funcionários para criar um bom relacionamento com o cliente via Whatsapp, com linguagem suave, educada e respondendo o mais rapidamente possível. O uso de figurinhas “emoji” é recomendado para agregar simpatia à mensagem de texto.

 

 

 

 

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