Classes C e D: conheça o perfil do mercado consumidor que mais cresce no Brasil

As classes C e D são as que mais crescem no Brasil, não apenas em número, mas também em índice de consumo. Hoje, elas representam 53,9% da população brasileira e movimentam por volta de R$1,03 bilhão por ano. E, boa notícia, a moda é o segmento que mais cresce com seu avanço. Devido à grande oferta de crédito, ao aumento do poder aquisitivo e do índice de formalização do trabalho, o consumo de moda por essa classe cresceu 153% na última década, mais que o dobro.

Diante disso, é preciso conhecer bem o perfil dessas classes, quais são suas demandas, suas preferências e seus anseios para saber como atrair e fidelizar esse mercado cada vez mais poderoso.

classe c

Essa parcela da população é constituída por pessoas com um nível médio de educação, porém com um acesso intenso à informação, principalmente àquelas veiculadas pelos meios de comunicação e internet. Aliando isso à rotina de trabalho, estão em constante movimento e procuram sempre estar atualizadas.

Na hora de comprar, fazem uma pesquisa prévia para avaliar a relação custo-benefício dos produtos e se mostram dispostas a pagar um pouco mais por aqueles de melhor qualidade. Geralmente, priorizam mais a qualidade que o preço, mas valorizam marcas que tem custos acessíveis e produtos bons ao mesmo tempo.

Então, na hora de vender, esteja equipado com vendedores que demonstrem alto conhecimento das qualidades do produto. Esse é principal meio de conquista. Forneça também um material gráfico informativo: catálogos, cartões de visita, folders promocionais são ótimos para apresentar os produtos/promoções para que sejam lembrados futuramente. Contato face a face, linguagem leve, textos curtos, mensagem direta e anúncios repetitivos são fundamentais como estratégias de comunicação com este público.

Além disso, apele também para os sentidos: invista em uma vitrine atraente, uma ambientação aconchegante, trilhas sonoras e aromas agradáveis para sua loja. Essas ações auxiliam a despertar o desejo de consumo dos clientes e atraí-los para a compra dos seus produtos.

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