6 dicas para administrar com sucesso uma loja de roupas

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Gostar de roupas pode se tornar um negócio lucrativo e prazeroso. Ao abrir uma loja de vestuário, você investe em um dos setores mais estáveis diante da crise na economia. Mas, para atingir seu público-alvo e ter sucesso nas vendas, você precisa antes de capacitação e planejamento. Com algumas dicas, nós vamos te ajudar a gerenciar sua loja com excelência:

1 – Defina que tipo de roupa você vai vender na loja. Para isso você não deve levar em conta só o gosto pessoal, mas pesquisar o mercado e pensar em que perfil de consumidor quer alcançar.

2 – Pense na faixa de preço ideal para o seu negócio. Não adianta, por exemplo, investir em mercadorias muito caras e ter uma margem muito pequena de lucro para “compensar”. Leve em conta fatores como o público, a localização, a margem de ganho e, se for possível, consulte alguém especializado em estratégias de precificação.

3 – Contrate e gerencie sua equipe. Informe-se sobre direitos básicos do trabalhador, defina salário e benefícios, entreviste quantas pessoas for preciso, sempre com perguntas que tenham a ver com o que procura (questões como “cite 3 defeitos e 3 qualidades” tendem a ser inadequadas e não relevam muito sobre a pessoa), e avalia o desempenho do vendedor ao se comunicar. Uma recomendação é fazer dinâmicas que envolvam o processo de vendas e resolução de conflitos.

4 – Tome medidas preventivas para a segurança da loja e de suas mercadorias. Câmeras de vigilância, alarme, etiquetas eletrônicas e controle rígido do estoque são as mais usadas e eficazes.

5 – Comunique seu produto. Desenvolva estratégias para atrair clientes nas redes sociais, crie promoções que saiam do clichê, use banners e outros materiais de comunicação visual e, claro, capriche na fachada e na ambientação da loja.

6 – Chegamos à última dica fundamental para seu negócio dar certo: mantenha o controle das contas, das vendas, do estoque e das metas. Se for preciso, contrate um gerente caso não possa estar presente todos os dias. O ideal é que haja consistência na administração da loja, para que a equipe não fique desmotivada e desalinhada com as expectativas.

Você, mais do que qualquer pessoa, conhece seus sonhos e planos ao abrir uma loja. Por isso, tem a capacidade de fazer do seu negócio um sucesso!

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